Os casos de roubos de carga em Suzano apresentaram uma queda de 61,9% no período de janeiro a setembro de 2018, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Este ano, a cidade encerrou o período com apenas 32 ocorrências registradas desde janeiro, enquanto no ano passado foram contabilizados 84 roubos. Em todo o Alto Tietê, foram 276 crimes nestes três trimestres, o que representa uma redução de 17% em comparação com 2017, quando a região apontou 325 casos.
Além de Suzano, outras quatro cidades tiveram uma queda nos crimes, entre elas, Poá. O município teve a segunda maior redução percentual na comparação com os nove meses iniciais do ano passado, passando de 22 casos para 12. Em seguida aparece Mogi das Cruzes, que contabilizou 23 assaltos, o que indica uma queda de 11,5% em comparação com 2017, quando registrou 26.
Em Santa Isabel o índice é parecido. A cidade saiu de 27 para 24 crimes entre janeiro e setembro, ou seja, houve uma redução de 11,1%. No caso de Arujá, a queda foi mais sutil, de 6,9%, passando de 72 para 67 delitos.
Ainda que o índice de assaltos a veículos de transporte tenha apresentado uma queda na região, três municípios do Alto Tietê tiveram um aumento de casos. Percentualmente, Guararema contabilizou o maior crescimento, com uma diferença cinco vezes maior em relação ao ano passado. Segundo dados da SSP, nos três primeiros trimestres de 2017, a cidade havia registrado somente três ocorrências, enquanto, neste ano, foram 14 roubos.
Itaquaquecetuba também apresentou uma alta significativa de casos. De 65 delitos entre janeiro e setembro do ano passado, o número saltou para 77 - um aumento de 18,4%. No caso de Ferraz de Vasconcelos, o contraste foi menor, de apenas 4%. No ano passado o município encerrou setembro com 25 crimes registrados, já neste ano, 26 crimes foram contabilizados.
Biritiba Mirim manteve o mesmo número de ocorrências que do ano passado, apenas uma, enquanto Salesópolis não registrou nenhum assalto.
*Texto supervisionado pelo editor.