A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), promoveu na segunda-feira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) III Monte Negro, uma palestra sobre a importância da prevenção contra a febre maculosa.
A febre maculosa é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii após a picada de um carrapato Amblyomma Cajennens, popularmente conhecido como carrapato estrela. A capivara e o cavalo geralmente são os animais hospedeiros desse tipo de carrapato.
"As ações de conscientização servem para alertar a população sobre os fatores de risco, contribuindo para a melhora na qualidade de vida", afirmou a prefeita Fábia Porto (PRB).
Na ocasião, o médico Helio Komai e a enfermeira Maria Aparecida apresentaram aspectos da febre maculosa, formas de transmissão, sintomas mais comuns e medidas de prevenção, além da distribuição de panfletos informativos.
Entre os sintomas, estão a febre acima de 39ºC e calafrios; dor de cabeça intensa; conjuntivite; náuseas e vômitos; diarreia; dor abdominal; dor muscular constante; insônia; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.
Para a prevenção, é necessário utilizar calças, blusas de manga comprida e sapatos fechados em locais com grama alta; usar repelentes regularmente e verificar todos os dias a presença de carrapatos no corpo ou nos animais domésticos. "Caso a pessoa apresente sintomas, deverá procurar uma unidade de saúde mais próxima para o devido tratamento", ressaltou a secretária de Saúde, Estela Santana.