Os advogados da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano vão decidir no dia 29 a chapa que comandará a entidade pelos próximos três anos. A chapa 1 "Unidos pela Ordem" é liderada pelo atual presidente, Wellington da Silva Santos, e a chapa 2 "A Ordem é Somar" é encabeçada por Patrícia Martins Braga.
Santos, que também foi vice-presidente na gestão 2010/2012, faz um balanço positivo do mandato atual. "Nós fizemos muitos cursos de aperfeiçoamento profissional, garantimos a prerrogativa dos advogados e trabalhamos de forma ética em uma gestão parceira da sociedade civil", avalia. Segundo ele, a OAB de Suzano conta hoje com aproximadamente mil advogados inscritos.
Caso vença a eleição, Santos manterá o atual vice-presidente Fabrício Ciconi Tsutsui e Fernanda dos Santos Siqueira como tesoureira. Edilson Ferraz da Silva, presidente da Comissão de Ética por nove anos, pode se tornar secretário-geral, e Maria Aparecida Mesquita de Andrade, integrante da Comissão de Assistência Judiciária e de Ética, secretária-adjunta.
O atual presidente afirma que são muitos os apoiadores e todos estão bastante otimistas com a campanha. Entre os planos para um próximo mandato está tornar a OAB ainda mais participativa. "Queremos continuar com o que deu certo, corrigindo algumas necessidades para uma melhor capacitação, e principalmente trabalhar pela valorização dos advogados", destaca.
Patrícia é candidata a presidente na chapa 2. Nascida em São Bernardo, reside em Suzano há mais de 40 anos e atua na área Cível e Trabalhista. Teresa Perez Prado, como vice-presidente; Luiz Augusto Moraes de Farias, secretário-adjunto; Carlos José Trevisan Junior, tesoureiro, e Geane Ribeiro Calamari, secretária-geral, completam a chapa 'A Ordem é Somar'.
Com a proposta de renovação e valorização dos advogados, a chapa 2 tem o projeto de reativar os trabalhos da Escola Superior de Advocacia (ESA) com apoio dos professores universitários Luciana Farias e Rafael Fernandes. "Nós queremos que os advogados não precisem sair de Suzano para se capacitar, que os cursos sejam realizados na Casa do Advogado em horários que sejam fora do expediente do trabalho", ressalta Patrícia.
O grupo também propõe uma participação efetiva da OAB na sociedade, fazendo parte, por exemplo, de Conselhos Municipais de diferentes setores como meio ambiente e pessoas com deficiência. "Nossa proposta é que os advogados sejam valorizados nas suas prerrogativas e atuação profissional e possamos promover a cidadania", detalha a candidata, também como uma expectativa positiva para a eleição.