O atleta mogiano Willian Lima, que participou recentemente do Campeonato Mundial de Judô de Nassau, em Bahamas, começou a se preparar para a Seletiva Olímpica de Judô - prevista para acontecer no dia 12 de dezembro, na Bahia. Ainda que não tenha conquistado a tão desejada medalha no último campeonato, o faixa preta de 18 anos está focado em realizar o sonho de participar das Olimpíadas de 2020, no Japão. Em entrevista ao Grupo MN, o jovem contou um pouco sobre as expectativas na carreira, além de sua experiência no país caribenho.
Willian começou a praticar a modalidade cedo, com apenas seis anos. De acordo com o atleta, os pais dele viram na arte marcial uma forma de controlar sua hiperatividade na infância. "Ingressei no judô no Clube do Socorro, com o sensei Paulino Namie, em 2006. Admito que no começo não gostei muito, mas, conforme competia, minha paixão pelo esporte aumentou", explicou.
Segundo o judoca, a sua maior vontade na carreira é conseguir vaga nas Olimpíadas. "Quanto mais difícil é a competição, mais motivado eu fico em trabalhar para alcançar uma vaga em campeonatos fortes", afirmou. "Já participei de quase todos os torneios: paulistas, brasileiros, seletivas nacionais, pan-americanos, copas europeias e mundiais. Mas meu verdadeiro sonho é chegar a competir nos Jogos Olímpicos", disse.
No momento, Willian se prepara para as duas seletivas de judô que irão acontecer no próximo mês, a Seletiva Nacional Júnior, entre os dias 1º e 2 de dezembro em Curitiba, no Paraná, e a Seletiva Olímpica, que ocorre no dia 12 em Lauro de Freitas, na Bahia. "Estou enfrentando um treinamento intenso, que irá durar praticamente novembro inteiro, para integrar a seleção principal (Sênior) das Olimpíadas. Após esse momento de seletivas, farei alguns treinamentos fora do país", disse.
Nassau
O atleta mogiano, que hoje mora na capital paulista, participou do Mundial de Judô na cidade de Nassau, em Bahamas. A competição durou entre os dias 17 e 20 de outubro e a seleção brasileira conquistou o vice-campeonato por equipes. Willian integrou o segundo dia do campeonato, na categoria Sub-21 (66 kg), mas não venceu. "Estava me sentindo bem preparado e acredito que fiz uma boa competição. Infelizmente, não foi dessa vez. Entretanto, agora é levantar a cabeça e trabalhar duas vezes mais para voltar ao mundial no ano que vem", expressou.
* Texto supervisionado pelo editor.