Será lançada nesta terça-feira a campanha "Doa Mogi", uma iniciativa das entidades Jabuti e Recomeçar que pretende despertar a cultura de doação nos moradores e empresários de Mogi das Cruzes. A ação é inspirada no "Dia de Doar", que já mobiliza a sociedade em várias partes do mundo, incluindo algumas regiões do Brasil. No Doa Mogi, as doações poderão ser feitas até 15 de dezembro no site doamogi.org.br, criado para a campanha.
"Nosso objetivo, com o Doa Mogi, é demonstrar que além de cestas básicas, roupas, brinquedos e outros itens que as instituições precisam, colaborar com quantias em dinheiro também é possível e importante", explica a presidente da Recomeçar, Rosana Pierucetti. A coordenadora administrativa do Centro Educacional Jabuti, Marina Dias Nogueira, acrescenta que aquilo que já é hábito em outros países ainda exige um trabalho de conscientização no Brasil.
Com origem nos Estados Unidos, a ação chamada por lá de "Giving Tuesday" teve início em 2012 e é realizada sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. A iniciativa vem na sequência de datas comerciais famosas, como a Black Friday, com o objetivo de tirar o foco do consumismo e fortalecer a cultura de doação. No Brasil, o Dia de Doar (diadedoar.org.br) foi promovido pela primeira vez em 2013 e, a cada ano, engaja um maior número de pessoas mobilizadas por um país mais generoso.
Em todos os países onde é realizado, o Dia de Doar envolve entidades sérias para que os participantes tenham a certeza de que o dinheiro doado será empregado em causas importantes. Não será diferente com o Doa Mogi, que terá toda a renda arrecadada dividida entre o Centro Educacional Jabuti, que atende crianças e adolescentes de comunidades carentes, e o Projeto Recomeçar, direcionado a mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos.
"As entidades não conseguem se manter exclusivamente com recursos públicos, elas precisam ser sustentáveis com ações que devem ir desde a venda de produtos e realização de eventos até a sensibilização da comunidade sobre a importância das doações", diz a coordenadora administrativa do Jabuti. Já a presidente do Projeto Recomeçar lembra que o Doa Mogi vai aceitar qualquer valor em dinheiro. "Pedimos a colaboração tanto da pessoa física, que tem condições de participar com uma quantia mais modesta, até empresas, que pode investir um valor maior para causas tão importantes", salienta Rosana.
As doações no site doamogi.org.br, que entra no ar dia 27, poderão ser feitas via PayPal, uma plataforma de pagamentos on-line segura e confiável. "No final da campanha, a prestação de contas estará também no site para que todos os participantes confiram o destino de suas doações", ressalta Marina. Ela acrescenta que a intenção é de que o Doa Mogi entre para o calendário de Mogi das Cruzes como uma data marcada para fazer o bem por meio desse tipo de doação.