Em razão do Dia da Proclamação da República, comemorado na quinta-feira, muitas pessoas aproveitaram ontem para realizar compras pelo centro de Mogi das Cruzes. A reportagem esteve no período da manhã no Largo do Rosário para ouvir os mogianos que aproveitaram para antecipar as compras para o Natal. Já os comerciantes, por sua vez, informaram que as vendas ainda estão fracas nesse período do ano, mas que a tendência é de aquecimento nas próximas semanas.
De acordo com os lojistas de Mogi, a estimativa é de que as compras aumentem em 10% neste ano em relação a 2017. A gerente de uma loja de calçados, Andreia Faria, afirmou que a pior época para compras foi em 2016. "Durante o ano passado, até que as vendas foram boas, agora, em 2016 foram péssimas. Acredito que a economia esteja melhorando, portanto estimamos que as compras aumentem em 10% no Natal em relação ao ano passado", disse.
Já a supervisora de vendas de uma loja de roupas, Daniela Santana, avaliou que as compras ainda não começaram. "A população espera para fazer as compras mais em cima da data. Em razão do feriado que tivemos na última quinta-feira, até que muitas pessoas aproveitaram hoje (ontem) e consegui fazer algumas vendas", explicou.
A professora e moradora do bairro Bertioguinha, Erika Braga, 38 anos, relatou que utilizou o dia de ontem para realizar compras para seus filhos. "Durante o feriado, as lojas estavam todas fechadas, então aproveitei para vir hoje fazer compras, porque é um dia que está mais tranquilo e, como eles irão se formar este ano, preciso organizar tudo", falou.
Sobre as compras para o Natal, o estudante e morador do bairro Mogilar, Diego de Aguiar Guilhemat, 18, contou que ainda não está pensando nos presentes. "A data está muito longe e, na verdade, quero ver mesmo as ofertas da Black Friday. Como eu estudo na cidade de São Paulo, não consigo comprar produtos durante a semana e, em razão do feriado, consegui algum tempo para mim", agradeceu.
A Black Friday será realizada na próxima sexta-feira, data em que os principais estabelecimentos do país realizarão promoções especiais para seus produtos para aquecer as vendas de Natal. Os comerciantes de Mogi, Suzano e Itaquaquecetuba estimam aumentos entre 3% e 12% no movimento durante o evento.
* Texto supervisionado pelo editor.