O Fundo Social de Solidariedade promoveu, na noite de quarta-feira, a cerimônia de formatura da quarta turma do projeto Chefs Notáveis. O evento aconteceu na Escola de Empreendedorismo e Inovação, no centro, e contou com a presença da presidente do Fundo Social, Karin Melo, do prefeito Marcus Melo (PSDB), além de secretários municipais, professores, alunos e familiares dos formandos.
Ao todo, formaram-se 19 alunos da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche, que foi a unidade escolhida neste ano para dar continuidade ao projeto. Mais de 150 pessoas compareceram ao jantar, que foi marcado pela emoção no momento da entrega dos certificados de conclusão.
"Esta já é a nossa quarta formatura. Quem acompanha o projeto desde o início sabe que no ano passado tivemos duas turmas formadas da Apae. Alunos, vocês são verdadeiros símbolos de superação e eu tenho um orgulho imenso de cada um de vocês", destacou a presidente do Fundo Social, Karin Melo, que terminou sua fala citando trechos da poesia "Não pare de acreditar", de Bráulio Bessa.
O prefeito Marcus Melo também falou sobre o espírito festivo e de confraternização que marcou a cerimônia. "A emoção aqui fala mais alto do que nossas palavras e o que hoje estamos proporcionando e, ao mesmo tempo, desfrutando, é de uma grande alegria. Este é um evento de acolhimento, de superação e tenho certeza que esse dia ficará na memória de todos que aqui estão", destacou o prefeito.
Todos os presentes saborearam uma refeição composta por entrada (ratatouille e miniharmbúrgueres), prato principal (risoto de cabalbresa defumana na cerveja preta) e sobremesa (brigadeiro artesanal no copo).
Ao todo, os alunos tiveram sete aulas entre os meses de agosto e outubro, sendo cinco de técnicas básicas de culinária, com Luriana Toledo e duas de doces e brigadeiros artesanais, comandadas pela professora Sheyla Reis. As aulas aconteceram nas dependências da própria Emesp.
Além dos certificados de conclusão, os formandos também receberam uma apostila, com todo o conteúdo que foi passado durante o curso. Os voluntários do programa Família Solidária também marcaram presença, auxiliando na organização e dinâmica da cerimônia.
O projeto Chefs Notáveis tem por objetivo promover a socialização, o resgate da autoestima e também a capacitação profissional, por meio do ensino da gastronomia. A iniciativa visa mostrar que, se respeitadas e estimuladas, todas as pessoas podem desenvolver habilidades e conquistar independência nos âmbitos social e profissional.