Agora é a vez de o município de Santa Isabel (SP), no Alto Tietê, receber a itinerância do BuZum! com o novo espetáculo "Sabor de Vitória", que traz uma temática voltada para a alimentação saudável. As apresentações estão agendadas para os dias 6 e 7 de novembro na Escola Municipal Jardim Eldorado. Estão programadas seis apresentações por dia. O projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR NovaDutra. A entrada é gratuita.
A alimentação saudável vem ganhando cada vez mais adeptos. Aqui no Brasil muitos consumidores vêm se preocupando cada vez mais com isso. Resultado da pesquisa The Top 10 revelou que 79% dos pesquisados substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis e 28% acham importante consumir alimentos com alto teor nutricional.
Para que o tema seja transmitido de forma consciente ao público infantil, o BuZum!, companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas, que circula por todo o país em escolas públicas, apresenta o espetáculo "Sabor de Vitória". O objetivo do espetáculo é fazer com que a criança entenda de maneira lúdica, criativa e cômica como o alimento age diretamente no ser humano e como pode colaborar para uma rotina de vida mais saudável e com menos doenças. Para isso, será contada uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais.
O projeto acontece dentro de um ônibus, com capacidade para até 50 pessoas, por sessão. O espaço é equipado com iluminação e sonorização teatrais e funciona como um teatro itinerante, levando bonecos que representam o cérebro, os olhos, a boca, o nariz e a orelha, que explicam como melhorar os hábitos alimentares.
História
A personagem principal dessa história é a boneca Julia, que recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial, a menina descobre que a caveira é, na verdade, o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares.
No espetáculo, diversos bonecos, como o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo. Ao final de cada apresentação, os alunos recebem um teatrinho para montar e uma revista com as histórias de alguns espetáculos já apresentados pelo grupo com áreas para colorir. Os professores também recebem um livro com propostas de projetos que podem ser trabalhados em sala de aula.
As apresentações do Buzum! terminam em novembro. Desde agosto, quando o projeto retomou as apresentações, até o momento mais de dez mil espectadores de 14 diferentes cidades ao longo da via Dutra já assistiram ao espetáculo.