A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de vacinados na campanha contra poliomielite e sarampo. A intensificação para a aplicação das doses foi finalizada na segunda-feira, e agora quem precisar das vacinas pode encontrá-las nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, 10.646 pessoas foram imunizadas contra a pólio, representando 99,73% da meta. Já contra o sarampo, 10.231 pessoas foram vacinadas, o que equivale a 95,84% da meta. Lembrando que a população para cada vacina é de 10.675 e o objetivo era imunizar 95% de cada um desses grupos.
Agora, a Vigilância tomará duas providências em relação a continuação da aplicação das doses: apesar da campanha em si ter acabado, o munícipe poderá encontrar as vacinas em todas a UBSs, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pois as doses passarão a integrar o quadro fixo vacinal.
Além disso, por uma determinação do Ministério da Saúde, o órgão está estudando um sábado deste mês para realizar uma ação casa a casa na busca ativa de vacinas atrasadas nas áreas mais precárias do município. "Vamos fazer uma espécie de monitoramento dos cartões de vacina, direcionando quatro equipes que olharão cartão por cartão das crianças das áreas apontadas", afirmou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Ferraz, Cláudia Fernandes, sobre a dinâmica da ação.
Sobre a campanha, Cláudia disse que o interesse dos ferrazenses foi aumentando gradativamente. "Tivemos uma procura baixa no começo. Realizamos ações extras, mas só depois da divulgação de um caso de sarampo que apareceu na cidade, a população começou a procurar mais pela prevenção", disse. Em Ferraz, neste ano, não houve notificações de poliomielite, apenas três de sarampo, todas negativas.