O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré recebeu na noite de quinta-feira a cerimônia de mais uma edição do Projeto Memória Viva, realizada pela Secretaria de Cultura de Suzano. Na ocasião, foram homenageados profissionais da Educação em referência ao mês dos professores. A iniciativa tem por objetivo recuperar informações relevantes da memória social da comunidade, ressaltando o protagonismo de pessoas na construção da história da cidade.
No total, 12 professores, sendo dois "in memoriam", e uma voluntária da rede municipal de ensino foram agraciados. Destes, três profissionais são ainda atuantes: os diretores Alexandre Andrade dos Santos, da Escola Municipal (EM) Ângela Martins de Oliveira (Jardim Dora); Marcos de Oliveira, da EM Antônio Marques Figueira (centro); e Oziel Albuquerque de Souza, da EM Sérgio Simão (Jardim Europa).
O projeto exaltou nove educadores conhecidos de muitos suzanenses e que já se aposentaram: Therezinha Franco Maschietto, Sadako Nakamura Hanashiro, Nair Nakayama Kitamura, Maria Leonor Franco Ferreira de Aguiar, Kasuko Miyashita Aoki, Catarina Nice Alabarce Pontoriero e Nilce Ferreira. Os professores homenageados já falecidos são Lydia Gomes Amorim Martins e Olavo Leonel Ferreira.
Já Sandra Guimarães, que é mãe de aluna e voluntária da Escola Municipal Sérgio Simão, no Jardim Europa, recebeu uma placa de Honra ao Mérito do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) e da primeira-dama Larissa Ashiuchi, pelo trabalho que tem exercido na unidade, juntamente com a comunidade, por meio do projeto de sua autoria, o Sérgio Simão.
Pela prefeitura, participaram da cerimônia o vice-prefeito Walmir Pinto; os secretários de Cultura, Geraldo Garippo; de Educação, Leandro Bassini; de Comunicação Pública, Marcelo Prado; de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Júnior; e de Administração, Cintia Renata Lira da Silva; e o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva.
Com um discurso emocionante, a educadora Kasuko Miyashita Aoki, falou em nome de todos os homenageados. "É um projeto surpreendente e que nos enche de orgulho. Depois de tantos anos ainda sermos lembrados e condecorados faz nos sentir vivos e queridos. Nos remete a momentos das nossas vidas em que tivemos a oportunidade de participar da formação de crianças e jovens que aspiravam a realização pessoal e profissional. É um gesto nobre e generoso", finalizou.
Já o prefeito de Suzano enalteceu o trabalho dos mestres para o progresso de uma nação. "Hoje, nós temos a oportunidade de fazer um reparo na história de Suzano com essa homenagem aos educadores. Pessoas que ao longo de décadas fizeram ou continuam fazendo a diferença na Educação. Ser educador é um dom, e marca a vida das pessoas. Por isso, nosso reconhecimento e merecida homenagem", ressaltou Aschiuchi.
O secretário de Cultura, Geraldo Garippo, por sua vez, disse acreditar que no dia em que o professor for verdadeiramente valorizado, o Brasil mostrará a sua grandeza. "Neste ato, os homenageados emprestam o nome para todos os educadores que tentam construir um país melhor, mais digno e mais humano", completou.