Estudantes que ainda não solicitaram o Passe Livre ou Passe Escolar (meia-tarifa) 2018 têm prazo até dia 31 para realizar a solicitação no site www.emtu.sp.gov.br. As instituições de ensino também têm o mesmo prazo para realizarem o cadastro de estudantes e professores pelo portal, procedimento necessário para viabilizar a solicitação do benefício pelo aluno.
Serão liberadas cotas para os meses de novembro e dezembro. Quem tiver interesse em continuar utilizando o benefício em 2019, deve revalidar o pedido no início do próximo ano.
Em 2018, a solicitação do benefício foi aprimorada e passou a ser feita por meio digital. Os documentos devem ser digitalizados e anexados no momento em que o formulário online estiver sendo preenchido. A dica é que o estudante já deixe essa documentação salva em um arquivo no computador para agilizar o processo de envio das imagens à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Até setembro, foram emitidos/revalidados 119.784 benefícios (carteiras) na Região Metropolitana de São Paulo. Durante todo o ano de 2017, foram emitidos/revalidados 135.928 benefícios. De acordo com a EMTU, não há dados por cidade.
O Passe Livre metropolitano oferece, desde 2015, gratuidade a estudantes com baixa renda. Já o Passe Escolar metropolitano concede meia tarifa a estudantes e professores desde a década de 1980. Os benefícios de gratuidade e meia tarifa nas linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU são oferecidos a estudantes/professores que residem em um município e estudam em outro.
Como solicitar
Para solicitar o Passe Livre por baixa renda, o interessado deve acessar o portal www.emtu.sp.gov.br e verificar se o seu perfil atende aos requisitos exigidos pela legislação. Em caso positivo, deve preencher o formulário de cadastramento com a composição de renda familiar (rendimento de cada membro da família), situação ocupacional e encaminhar a documentação exigida que comprove todas as informações.