A Secretaria de Educação de Suzano e a Fundación Mapfre iniciaram ontem uma série de atividades lúdicas com alunos da rede municipal de ensino no Centro Educacional Mirambava, localizada na rua Dr. Campos Salles, 884, no centro, do projeto "Na Pista Certa". A iniciativa vai atender mais de 1,6 mil crianças, a partir dos quatro anos de idade.
São oito encontros por dia - quatro no período da manhã e quatro no período da tarde -, com turmas de oito escolas municipais: Professora Ignez de Castro Almeida Mayer (Cidade Boa Vista), Odário Ferreira da Silva (Jardim Belém), Luiz Romanato (Vila Maluf), Professor José Cardoso dos Santos (Jardim São Bernardino), Professora Mércia do Amaral Andrade de Brito (Parque Residencial Casa Branca), José Adelino de Azevedo (Jardim Vitória), Professora Monica Sonia Franco Pinheiro Maida (Chácara Sete Cruzes) e Vereador Antonio Martins (Cidade Edson).
As atividades têm duração de 50 minutos e são divididas em duas partes. A primeira é composta de uma apresentação de teatro que introduz as crianças em princípios de cidadania, de meio ambiente e de educação e segurança no trânsito. Na segunda parte, os alunos aplicam os conceitos em uma cidade simulada, onde circulam com bicicletas e triciclos, obedecendo à sinalização.
Além das ações no Centro Educacional Mirambava, os participantes também recebem uma cartilha com informações complementares. As atividades que são realizadas em classe também envolvem o reforço dos princípios trabalhados, com jogo da memória e um pequeno tabuleiro temático.
Quarta edição
Segundo Graziele Matsunaga, representante da Fundación Mapfre, o engajamento dos alunos da rede municipal no projeto "Na Pista Certa", que está em sua quarta edição neste ano, tem se mostrado intenso não apenas nas atividades extraclasse, mas também dentro da sala de aula. Para o secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, a parceria gerará resultados não apenas a curto prazo. "Nosso trabalho fundamental é a construção de uma nova sociedade, mais aberta ao diálogo, mais consciente de seus deveres e direitos e pronta para contribuir para um trânsito mais humano", afirmou.