Mogi das Cruzes e Suzano apresentam ações para as pessoas da quarta idade, ou seja, moradores com 80 anos ou mais. As informações são da presidente do Conselho do Idoso de Mogi das Cruzes, Juraci Almeida, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi.
De acordo com Juraci, a população idosa está crescendo, o que desperta a necessidade de políticas públicas para acolher essas pessoas. "É muito claro que a quantidade de idosos está crescendo e precisamos de serviços diferenciais para essa população. É para isso que eu luto. Mogi ainda tem poucos serviços, principalmente casas de repouso para essas pessoas", afirmou.
Ela ressaltou que no mês passado a prefeitura mogiana se comprometeu com a construção de uma Casa do Idoso para atender 32 pessoas. "Mogi tem poucas políticas públicas, lógico que, se comparado a algumas cidades da região, temos bastante, porém não é o suficiente. A Casa do Idoso é uma conquista que almejamos e espero que dê tudo certo. O Brasil não está preparado para o envelhecimento populacional, para isso os municípios precisam olhar essa questão e ir se organizando", recomendou.
Já a presidente do Fundo Social de Suzano comentou sobre os serviços oferecidos no Centro de Convivência da Melhor Idade Maria Picoletti. Segundo Larissa, a cidade tem incrementado medidas para se tornar uma cidade amiga do idoso. "Nós percebemos que a população idosa tem aumentado na cidade e para isso desenvolvemos uma série de atividades para essas pessoas aqui em Suzano", anunciou.
Essas atividades são aulas de violão, artesanato, dança de salão, ginástica, entre outras, oferecidas no Centro. "É muito importante para os idosos desenvolverem esses exercícios, é lógico que não são restritos para a quarta idade, qualquer idoso pode comparecer na unidade e se inscrever nas aulas. Além de melhorar o desenvolvimento físico e psicológico, as aulas criam e aumentam o ciclo de amizade", disse Larissa.
Para este mês, ela confirmou que o projeto dará continuidade aos cursos e vai oferecer um dia de lazer. "As aulas continuarão no Centro e vamos realizar um piquenique no Viveiro Municipal para os idosos, além de algumas palestras que também estão previstas", concluiu. (R.J.)