Para tornar o atendimento mais ágil e preciso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com um aplicativo para atender aos casos de emergência dos municípios integrantes do Consórcio Regional do Samu (Cresamu). A plataforma, que estará disponível a partir do dia 10 para os sistemas Android e IOS, terá a opção de detectar colisões e avisará automaticamente a central de regulação do serviço em caso de acidentes.
O dispositivo foi anunciado durante o 7° aniversário da Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) 192. O aplicativo visa pular etapas na hora do atendimento dos pacientes. Ao baixar a plataforma, o usuário faz um pré-cadastro com informações pessoais, como endereço, telefone, além de tipo sanguíneo e doenças preexistentes. Ao abrir o chamado, as informações chegam em até 30 segundos à central de regulação. No entanto, o serviço não exclui a necessidade de ligar para o 192 para confirmar o pedido e falar com o profissional regulador, que estabelecerá qual ambulância encaminhar e qual o grau de gravidade do caso.
Outra facilidade do aplicativo é que cada usuário pode registrar até dez pessoas em seu cadastro. Na hora de buscar o atendimento é só selecionar para qual membro o serviço será pedido. A localização do paciente é gerada por meio do GPS do solicitante.
A plataforma oferece ainda a opção do usuário acionar uma ferramenta de acompanhamento. Isso pode ser feito em caso de viagens, por exemplo. O aplicativo também é capaz de detectar freadas bruscas e colisões. Nestas situações, o sistema oferecerá a possibilidade de gerar um pedido de auxílio. Já quando a batida for considerada de grande impacto, o sistema tentará entrar em contato automaticamente com a Cure para enviar auxílio, já que as coordenadas são enviadas pelo GPS do aparelho.
O secretário de Saúde, Marcello Cusatis, reforçou que o Samu tem se destacado por sua excelência. "O sistema de saúde, seja público ou privado, não pode parar de buscar melhorias. Nosso Samu existe há sete anos, ou seja, consolidou sua funcionalidade. Foi o primeiro qualificado pelo Ministério da Saúde no Brasil. O serviço é avaliado, principalmente, pelo tempo de resposta. Este novo aplicativo vem para facilitar essa questão", acrescentou.
Cusatis esclareceu que o pré-cadastro vai eliminar a necessidade do atendente ficar preso por muito tempo na etapa das informações burocráticas. O aplicativo está disponível para todos os seis município do Cresamu. Além de Mogi, Salesópolis, Biritiba Mirim, Guararema, Arujá e Santa Isabel integram o grupo.
Pioneirismo
O aplicativo foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Sys4web, que presta serviço para a Cure desde 2015. O Samu de Mogi será o primeiro a contar com a tecnologia no Brasil. A apresentação das novidades foi acompanhada pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), secretários municipais e representantes de unidades de saúde do município.