Com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre a importância da prevenção contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, na última terça-feira, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), promoveu uma palestra na Unidade Básica de Saúde (UBS) III Monte Negro.
Na oportunidade, o médico Helio Komai e a enfermeira Maria Aparecida apresentaram quais são as doenças transmitidas pela picada do mosquito; possíveis sintomas e formas de prevenção. O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Para se prevenir é necessário manter o domicílio sempre limpo; evitar criadouros com o acúmulo de água parada; colocar areia nos vasos de plantas; não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos ou riachos; utilizar repelente diariamente e fazer uso de inseticidas e larvicidas.
O setor de Combate às Endemias da cidade mantém um trabalho ininterrupto e realiza diversas ações preventivas contra o mosquito, entre elas: visitas domiciliares diárias, vistorias de pontos de incidência, atendimento às denúncias da população, orientação e distribuição de panfletos.