O prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu, na manhã de ontem, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A imagem foi trazida do Santuário Nacional de Aparecida e permanecerá, até o dia 15 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, em Braz Cubas. Durante esse período, a paróquia organiza a 55ª Festa de Nossa Senhora Aparecida, que teve cerimônia de abertura na quarta-feira.
A presidente do Fundo Social de Mogi, Karin Melo, fez o acolhimento inicial da imagem. "Este é um momento de muita alegria. Espero que este período de estadia da imagem na cidade sirva para que possamos refletir sobre a paz, o amor ao próximo e a tolerância, que está muito em falta hoje em dia", pontuou.
O prefeito Marcus Melo (PSDB) também falou sobre a importância da cerimônia. "É muito bom ter essa oportunidade de parar um pouco e pensar sobre a vida, sobre a família, sobre nossos valores e sobre nossa missão, de servir à cidade. Vivemos um momento difícil, então espero que Nossa Senhora Aparecida deposite seu manto sobre todos nós", disse.
O padre Francisco Deragil de Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, foi o responsável por trazer a imagem peregrina. Ele comandou a bênção à imagem durante a cerimônia na prefeitura.
"Nossa cidade é privilegiada, pois estamos a uma hora e quarenta minutos de Aparecida. Me veio então a ideia de trazer a imagem peregrina à nossa cidade. Agradeço à prefeitura, que nos cedeu o espaço do largo da feira de Braz Cubas para realizarmos nossa festa", destacou.
A festa tem programação religiosa, com alvoradas, novenas e missas. No dia 12 de outubro, haverá missa às 10 horas e procissão. O tema deste ano é "Tudo por Jesus e nada sem Maria". A festeira é Sônia Regina de Castro Silva e a capitã de mastro é Claudete Alves Primocena.
Nossa Senhora Aparecida foi decretada padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930, pelo Papa Pio XI. Cinquenta anos depois, a Lei Federal 6.802, de 30 de junho de 1980, decretou oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, em devoção à santa.