Dois moradores de Mogi das Cruzes que pertencem à quarta idade, ou seja, têm 80 anos ou mais, foram ouvidos pelo Grupo Mogi News para relatar os privilégios e desafios de uma pessoa ao alcançar esta fase da vida.
O padre Vicente Alfredo Morlini, de 90 anos, informou que, depois dos 80, existem diversos privilégios que são alcançados. "Com toda a experiência de vida que adquirimos durante o passar dos anos, felizmente, depois dos 80, conseguimos aproveitar essa sabedoria e viver o presente com mais inteligência", ensinou.
Apesar dos aspectos positivos que a vida oferece, o padre ressaltou que os idosos enfrentam algumas perdas. "Não temos mais o dinamismo, os gostos pelas novidades mudam, temos uma visão de futuro limitada, por conta de não controlar o fim da vida. É uma experiência nova para todos. O que deve ser feito é aproveitar a vida com tudo que aprendemos e superar as inseguranças", orientou.
Já a aposentada Dilma Pereira Albernaz, 87, analisou que em determinada idade é muito importante realizar atividades físicas para se manter ativo. "Eu faço ginástica, dança, caminhada, entre outros. É muito importante realizar esses exercícios, sempre fui muito ativa e essa ação ajuda a manter meu ânimo. Lógico que alguns problemas chegam, mas isso é da idade mesmo", lamentou. (R.J.)