Para estimular e promover o ensino, melhorando a qualidade da educação básica, os alunos do 4º e 5º anos e do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizaram a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na terça-feira, envolvendo 1.619 estudantes. "A olimpíada nos auxilia na avaliação do nível de aprendizagem e possibilita identificar os talentos nas áreas de Exatas ainda na infância, facilitando a orientação dos professores em relação ao futuro das crianças", afirmou a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto (PRB).
A Obmep também visa identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para sua valorização profissional. Também contribui para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, promovendo a inclusão social por meio da difusão de conhecimento.
"A prova é importante para que possamos ter uma avaliação dos alunos em relação à matemática, para que possamos elaborar novas ações pedagógicas ou manter o método atual", ressaltou a secretária de Educação e interina de Cultura e Esportes e Lazer, Liliene Paiva.
Os alunos participantes tiveram 2h30 para realizar a prova composta de 20 questões objetivas. Os alunos com necessidades especiais receberam a prova em braile ou ampliada, de acordo com a necessidade. Aqueles que precisaram de auxílio para a realização, puderam contar com um professor durante todo o período de avaliação. Nessas situações, os alunos tiveram uma hora a mais para concluir o exame.