A Comissão Especial de Vereadores (CEV) de Inovação e Empreendedorismo aprovada nesta semana pela Câmara de Mogi já tem cronograma para as atividades. A primeira ação do grupo será uma visita no próximo mês ao Ecossistema de Inovação de Florianópolis, em Santa Catarina. A ideia é buscar projetos que possam ser implementados no município, além de apresentar Mogi para investidores e empresários.
A CEV é presidida pelo vereador Caio Cunha (PV) e tem como membros os vereadores Antonio Lino da Silva (PSD) e Sadao Sakai (PR). A visita a Florianópolis será feita por Cunha. "Vamos acelerar essa CEV. É um tema que trago há um bom tempo. Vamos conhecer em novembro o Ecossistema de Inovação em Florianópolis, que é um polo de tecnologia que tem crescido bastante", ressaltou.
Nas últimas edições, a CEV de Inovação e Empreendedorismo conheceu o Porto Digital, em Recife, e San Pedro Valley, em Belo Horizonte. "No mês de inovação e tecnologia é muito importante que tenhamos essas conexões. É um ecossistema colaborativo. O Porto Digital existe há 25 anos, aprendemos muito. Em Belo Horizonte entendemos como funciona uma comunidade tecnológica. Agora, em Florianópolis, é um ambiente novo, tão moderno quanto o do Porto Digital, só que eles estão mais atualizados", detalhou o presidente.
Durante a visita, Cunha participará de um congresso que é promovido anualmente pela Ecossistema de Inovação. "Eles são referências no desenvolvimento de política pública para a tecnologia, inclusive, a ideia do conselho e fundo tirei de lá. Tem algumas leis de incentivo e o relacionamento do ecossistema com o poder público, que são muito interessantes", avaliou.
Um dos objetivos é apresentar Mogi e buscar projetos que possam ser implementados na cidade. "Podemos fazer um network muito interessante para atrair empresas. Além de visitar o ecossistema, participarei de um congresso de resultados digitais. Entrarei em contato com muita empresa boa, muitas pessoas interessantes que dá para trazer para cá, pois a ideia é que Mogi fique mais atrativa. Nossa logística, o ambiente da cidade, é tudo muito favorável, mas precisa fazer da maneira certa", disse.