Os cartórios começaram a se preparar para as eleições do segundo turno, que ocorrerão no domingo. A maioria das zonas eleitorais já finalizou ou está em fase final da lacração das urnas, que serão enviadas às escolas no sábado. A ordem de votação neste domingo será primeiro para governador e depois para presidente.
As zonas eleitorais orientam os eleitores a levarem, mesmo aqueles que possuem cadastro biométrico, documento com foto e uma cola com os números dos candidatos escolhidos. Além disso, caso o eleitor tenha algum problema durante a votação, é indicado que busque orientação dos mesários que encaminharão o problema ao presidente da seção.
Em relação à identificação biométrica, o chefe da 74ª Zona Eleitoral, Marcos Chaves, revelou que não haverá mudanças, mesmo com histórico de problemas com as digitais no primeiro turno. "É um problema que já estava previsto, então orientamos os mesários a indicar ao eleitor que tenha a mão mais seca, passar um hidratante, e aqueles que tenham as mãos úmidas, secar nos banheiros. É bem simples", sugeriu. O chefe do cartório explicou que o problema ocorre com as pessoas que utilizam produtos químicos com frequência e, portanto, não há o que mudar no sistema biométrico.
Caso não seja possível ir até a zona eleitoral realizar a votação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibiliza uma ficha de justificativa no site da instituição, além dos cartórios eleitorais e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. É importante ressaltar que a justificativa vale apenas para o turno em votação, ou seja, caso não tenha sido possível votar no primeiro turno, o eleitor deverá ir até o cartório eleitoral da zona correspondente ao título. Não justificar o voto pode acarretar na anulação do título de eleitor.
Os eleitores que não justificarem o voto podem, no futuro, encontrar dificuldades para obter passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos, remunerações, salários ou proventos de função ou emprego de cargo público, participar de concursos públicos, obter empréstimos nas autarquias, caixas econômicas federais, previdência social, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras restrições.
O prazo para efetuar a justificativa após as eleições será de 6 de dezembro para ausência do primeiro turno e até 27 de dezembro para aqueles que se não votaram no segundo turno.
Segundo turno
Neste domingo, os eleitores votarão nos candidatos ao governo do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB). Já para o cargo de presidente da República, os candidatos são Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).
Nas pesquisas, os candidatos ao Palácio dos Bandeirantes estão tecnicamente empatados nas intenções de voto. O candidato à Presidência, Bolsonaro, está 18 pontos percentuais à frente do concorrente Haddad, que chegou aos 41% na semana passada.
* Texto supervisionado pelo editor.