A Comissão Permanente de Educação da Câmara de Mogi realizará em breve uma reunião com representantes da Secretaria de Educação, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) para discutir os casos de invasões em escolas da cidade. Durante a sessão de ontem, o presidente do Legislativo, Pedro Komura (PSDB), chamou atenção para o vandalismo registrado no fim de semana na escola estadual Professora Vania Aparecida Cassará, no distrito de Jundiapeba.
Komura lembrou que as invasões às escolas e creches da cidade são registradas com frequência. "É um caso preocupante. Mais uma vez a escola foi invadida para furto de materiais. Ela fica em frente à 2° Companhia da Polícia Militar. Estive no local com policiais do 17° Batalhão, com a diretora, os professores e pais de alunos para verificar a situação. Conversei com o prefeito Marcus Melo (PSDB) para ele discutir na reunião do secretariado quais as medidas podem ser adotadas para combater essas invasões. Em Jundiapeba, isso está cada vez mais comum", ressaltou.
O vereador Mauro Araújo (MDB), que preside a Comissão de Educação, afirmou que o problema das invasões em escolas chegou a ser debatido na audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Educação que foi realizada na última semana. "A ideia é fazer uma reunião de trabalho com todas entidades envolvidas para discutir a segurança nas escolas. Precisamos investir em tecnologia. Todas as escolas deveriam ter câmeras integradas com a Ciempe (Central Integrada de Emergências Públicas), assim, poderiam acionar a Polícia Militar ou a Guarda Municipal com mais agilidade", acrescentou.
O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) observou que a maioria das escolas da cidades é cercada por grades. "É como se fosse presídio. Precisamos colocar câmeras, sensores de presença", disse. O vereador Antonio Lino da Silva (PSD) avaliou que é necessário fazer uma reunião com a comunidade em volta das escolas para discutir o problema e criar mecanismos para evitar as invasões.
Reconhecimento
A professora Mônica Raquel de Souza, da escola municipal Doutor Isidoro Boucault, na Vila da Prata, foi homenageada ontem na câmara com o diploma de honra ao mérito por ter recebido o Prêmio Professores do Brasil. A mogiana foi reconhecida por incluir nas aulas de matemática noções de educação financeira. A homenagem foi proposta pelo vereador Otto Rezende (PSD). "A atuação da professora contribuiu muito na melhoria dos processos de ensino e aprendizado desenvolvidos em sala de aula", declarou.