O Alto Tietê conta com sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Desse total, quatro estão em funcionamento, das quais duas em Mogi das Cruzes, uma em Santa Isabel e outra em Itaquaquecetuba. O prédio da UPA de Suzano, localizado no Jardim Revista, teve a obra abandonada e agora a administração municipal busca uma maneira de retomá-la. A unidade de Arujá será convertida em um PA e a de Poá, em Calmon Viana, está na fase de construção.
De acordo com informações da Prefeitura de Suzano, o prédio da UPA estava 70% concluído no início da administração anterior, mas ele foi abandonado e acabou sendo vandalizado por quatro anos. "A unidade ficou deteriorada e as obras regrediram praticamente à estaca zero - situação observada no início desta gestão, em janeiro de 2017. A prefeitura está em tratativas com o governo federal para analisar, dentre outras questões, a situação da UPA do Jardim Revista e o destino do prédio", divulgou o Executivo em nota.
A administração municipal ressaltou ainda que a principal preocupação é com o custeio da unidade, que está orçado em cerca de R$ 1 milhão por mês. No momento, a prefeitura está atualizando as planilhas para saber qual é o valor necessário para concluir o prédio. Os dados foram compartilhados com o Ministério Público, que acompanha o caso de perto.
Para encontrar uma solução para o atendimento da população da região, a prefeitura busca possíveis alternativas. Segundo a nota encaminhada, "um dos equipamentos de saúde da região norte poderá ser adequado para o pronto atendimento, fortalecendo a rede de urgência e emergência da cidade. Dessa forma, com um custeio adequado, será possível atender a população da região norte com este serviço".
Em Arujá, a UPA será revertida em um pronto atendimento pela administração. De acordo com a nota da prefeitura, o serviço será transferido até esta semana. "A UPA do Parque Rodrigo Barreto não será aberta. O que ocorrerá na cidade é a transferência do pronto atendimento do bairro para o prédio inicialmente construído para a UPA. A mudança é assegurada pelo Decreto 9.380/2018, em que o presidente Michel Temer autoriza a abertura de prédios de UPA para outros serviços de saúde, e acontecerá para dar mais conforto a pacientes e servidores".
A Prefeitura de Poá foi questionada sobre a execução da obra e prazos para entrega, mas não respondeu até o fechamento da matéria.
Balanço
A UPA de Itaquaquecetuba realizou, de janeiro até setembro, 171.603 atendimentos, sendo uma média mensal de 19.067 procedimentos. A unidade de Santa Isabel atendeu 235.511 pessoas entre janeiro e agosto. Já a média mensal é de 38.158 atendimentos.
Mogi, que conta com duas UPAs, uma no bairro do Rodeio e outra no Oropó, planeja construir a terceira unidade, desta vez no distrito de Jundiapeba. Apenas no primeiro semestre, a UPA do Rodeio atendeu 55.838 mil mogianos, enquanto a do Oropó realizou 51.568 atendimentos. Os dois serviços fazem cerca de 8,5 mil procedimentos por mês.