Nos próximos quatro anos, a partir de 2019, o Brasil será comandado pelo atual deputado federal, Jair Bolsonaro (PSL), eleito no último domingo ao cargo de presidente da República e o Estado de São Paulo terá João Doria (PSDB), ex-prefeito de São Paulo, como governador. Com isso, prefeitos e presidentes das câmaras avaliaram os resultados das urnas e parabenizaram os vencedores.
A reportagem conversou com o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB). Para ele, é preciso que a administração seja para todos. "Estendo meus cumprimentos ao presidente eleito Jair Bolsonaro, e desejar a ele que faça um governo conciliador neste momento em que o país se encontra tão dividido. Sobre o Márcio França tenho certeza que ele continuará com a boa administração que vem fazendo no governo e Haddad juntamente com o PT precisa fazer uma autocrítica, analisar e entender a rejeição dos eleitores ao partido e admitir os erros foram cometidos, não é vergonha nenhuma reconhecer as falhas", disse. Em Poá, o prefeito Gian Lopes (PR), também parabenizou Bolsonaro e a equipe de França. "Parabenizo toda equipe do governador Márcio França pela campanha. Vitórias e derrotas fazem parte da política. E desejo também muito sucesso para o governador eleito João Dória", declarou.
Por usa vez, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), por meio de nota, comentou o resultado das urnas. "A eleição para o governo do Estado foi definida por uma diferença muito pequena. Gostei da declaração do governador eleito João Doria - passada a eleição, é hora de união e trabalho. Por isso, vamos torcer para que este governo dê certo, assim como o governo federal".
O prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro (MDB), informou que não irá comentar os resultados.

O que diz os Legislativos
Nas Câmaras Legislativas, a opinião é compartilhada. O presidente da Casa de Leis de Santa Isabel, Cléber Kerchner (PR), o Clebão do Posto, avaliou que tanto o país quanto São Paulo saem fortalecidos com os resultados de domingo. "Concluo que o Brasil e São Paulo saem mais fortes dessa eleição e que essa é a oportunidade de mudanças expressivas para o bem da população. Bolsonaro tem um grande desafio onde precisará de um pacto de união no Congresso Nacional para colocar sua filosofia de trabalho", afirmou. Já o presidente do Legislativo de Arujá, Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, avaliou a eleição de Bolsonaro como "sem surpresas". "O resultado confirmou a tendência do eleitorado que já havia dado sinais de cansaço com a política tradicional. Cabe, agora, com calma analisarmos o cenário e torcer para que faça um bom governo", concluiu.
As demais câmaras e prefeituras do Alto Tietê também foram procuradas, mas até o fechamento desta edição não haviam respondido.