Os agentes do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Arujá que promovem ações de controle e prevenção contra a dengue encerram hoje a avaliação de densidade larvária do mosquito Aedes aegypti na cidade. A ação foi realizada durante todo o mês.
Jardim Santo Antônio, Jardim Pinheiro, Mirante e outros 20 bairros receberam a visita das equipes que, além de verificar a possível existência de focos criadouros do mosquito, deram dicas sobre prevenção e saúde.
A iniciativa é recomendada pelo Ministério da Saúde e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é verificar o nível de infestação do mosquito responsável por transmitir febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus na cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4655-2871.
Ferraz
A Secretaria de Saúde de Ferraz, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também realizou em outubro visitas em oito unidades escolares municipais, promovendo orientações sobre a prevenção contra o Aedes aegypti. Ao todo, 1.257 crianças da rede puderam aprender mais por meio de teatro de fantoches e outras atividades.
Estas ações estão previstas dentro do Programa Saúde na Escola, desenvolvido regularmente. As escolas contempladas com as atividades foram indicadas pelo próprio governo do Estado, sendo os Centros de Educação Infantil (CEI) Pastorinhas II, Professora Ana Lívia Pedro, Alcides Cardoso, Bruna Arina Belloni, Francisco Faria de Souza, Adelino Gomes Marques, Rosa Ferrari Basile e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Sebastião.