Somente nas cidades do Alto Tietê, entre 2017 e 2018, mais de 15 mil pessoas com idades entre 40 e 65 anos buscaram emprego no serviço de Intermediação de Mão de Obra (IMO), por meio do Sistema Mais Emprego/Sine. Os dados foram informados nesta semana pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Em todo o Estado, mais de 424 mil pessoas nesta faixa etária procuraram por oportunidades de trabalho.
O serviço pode ser acessado nos municípios de Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Santa Isabel, Suzano e Itaquaquecetuba. Dentre as sete cidades, Mogi é a que apresentou um número maior de pessoas com mais de 40 anos que buscam empregos: nestes dois anos, 5.159 pessoas procuraram vagas na região.
Ainda em Mogi, a coordenadora do programa Emprega Mogi, Glaucia Coutinho, informou que em torno de 18% da demanda do programa de emprego são formadas por pessoas com mais de 45 anos. "Temos vagas que fazem restrição de idade, mas também temos muitas que preferem funcionários com mais idade, pois normalmente eles têm uma experiência mais vasta e apresentam uma característica que muitas empresas valorizam, que é a estabilidade no emprego", afirmou Glaucia.
A coordenadora ainda salientou que muitas pessoas encontram algumas dificuldades no momento de conseguir uma colocação. "A falta de escolaridade e qualificação técnica são as principais dificuldades apresentadas por essas pessoas. Toda vez que entra uma vaga e aparece um candidato que se encaixa no perfil técnico e comportamental exigido, telefonamos para a empresa informando a situação e, na maioria das vezes, as empresas realizam a entrevista com a pessoa", complementou a coordenadora.
Em Suzano, segundo informações da prefeitura por meio do programa Suzano Mais Emprego, a estimativa é que entre 20% e 30% das pessoas que procuram o serviço tenham mais de 40 anos. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, não é cultural que o mercado dê atenção aos mais idosos. "A colocação da pessoa no mercado tem muito a ver com a cultura de não-valorização de pessoas mais velhas no país. Pelo projeto Suzano Mais Emprego, estamos estimulando as empresas a contratarem pessoas mais velhas", informou.
Preocupada com essa situação, a Câmara de Ferraz de Vasconcelos aprovou neste mês um projeto de lei, de autoria do vereador Claudio Ramos Moreira (PT), cujo objetivo é reduzir o desemprego da população com 45 anos ou mais. A medida autoriza o Executivo a conceder incentivo fiscal correspondente a 2% do Imposto Sobre Serviços (ISS) às empresas instaladas no município que contratem pessoas acima dessa idade. 
* Texto supervisionado pelo editor.