A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou ontem uma avaliação física em aproximadamente 80 crianças do projeto Atleta do Futuro, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O objetivo foi atestar que os estudantes estão aptos para práticar atividades físicas.
Ao todo, 700 crianças passarão por esta avaliação. Neste mês, serão 400 e em outubro mais 300. A análise consiste na realização de uma triagem, que engloba o exame de pressão arterial, pesagem e medidas do atleta. A partir daí, ela é encaminhada para a avaliação médica.
"Se algum problema é identificado na consulta, este aluno já é encaminhado para a rede municipal de saúde, para que qualquer deficiência que possa implicar na atividade física seja sanada. É o atleta assistido de perto pela Saúde e Esporte ferrazense", disse o secretário Aloisio Lopes Priuli, sobre os próximos passos em um quadro atípico.
De acordo com o titular de Esporte de Ferraz, Francisco Pereira de Brito, a avaliação é um dos requisitos para que a parceria com o Sesi possa ser renovada. "Nós tínhamos um convênio de um ano assinado com eles, e agora chegou a hora de renovarmos essa aliança. Para isso, a Secretaria deve apresentar a atualização da avaliação de cada aluno participante do programa. Essa iniciativa também é didática, afinal ensinamos o quanto é importante ir ao médico regularmente", afirmou Brito.