O Polo Digital de Mogi das Cruzes comemora o primeiro ano com o lançamento do aplicativo do Polo Digital. A plataforma tem o objetivo de reunir os membros, trocar experiências e contatos. O prefeito Marcus Melo (PSDB) anunciou que o próximo passo para o setor é a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica no município.
Para Melo, o Polo Digital se tornou uma estrutura vital para apoiar novas empresas no município e na região. "É um tripé da iniciativa privada, do poder público e das universidades. É uma grande satisfação completar um ano e identificar que conseguimos dar a oportunidade para empresas que em determinado momento tiveram suas ideias e criaram suas startups. São elas que estão expondo, passam pelo processo de mentoria, de aperfeiçoamento, acompanhamento e união. O mais importante é que essas pessoas continuem na cidade gerando oportunidade de emprego", destacou.
O prefeito afirmou que a administração tem trabalhado para criar um Centro de Inovação Tecnológica, que daria fôlego maior para o trabalho da cidade na área da tecnologia. "Estamos buscando recursos para implantá-lo. O secretário de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes, junto com o coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi, estão em contato com o governo estadual. Temos como meta criar o centro para reforçar o nosso apoio para as empresas da área de tecnologia", acrescentou.
Hoje, o Polo Digital conta com 2,1 mil inscritos. A estrutura oferece trabalho de mentoria e coworking, além de um programa de treinamento para os empreendedores do município. "Decidimos criar esse aplicativo para resolver uma demanda que os próprios membros tinham, que é principalmente quais as startups que estão com alguma oportunidade, além disso, existem muitas pessoas precisando de desenvolvedores e outros profissionais. A ideia foi fazer uma ferramenta onde todas as oportunidades pudessem ser colocadas", esclareceu Garzi. O aplicativo foi desenvolvido pela Onnze App e Sistemas.
Para o secretário de Desenvolvimento, o Polo Digital oferece uma oportunidade única no Alto Tietê. "Nossa ideia é despontar e fazer com que as empresas possam atrair novos investimentos que gerem empregos", disse.
Parceria
O gerente regional do Sebrae no Alto Tietê, Sergio Gromik, anunciou que a entidade vai renovar para 2019 a parceria com o programa Startup SP, que oferece oficinas, mentoria e acompanhamento para dez startups. Além disso, as empresas que atualmente são atendidas pelo projeto serão incubadas com a metodologia do Sebrae pelo período de 9 a 13 meses.