A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), promoveu ontem, uma aula de ginástica laboral para aproximadamente 50 pacientes com diabetes da Unidade Básica de Saúde Mário Margarida (CSII), no centro. Os presentes também tiveram orientações sobre benefícios do governo federal para idosos, além de receberem um kit com fitas, seringas e outros insumos para medir a glicose durante um mês.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica de Ferraz, Raquel Silva Santos, a intenção é que todos os postos de saúde na cidade realizem esta ação pelo menos uma vez por mês. "Na verdade, foi um pedido do secretário Aloísio Lopes Priuli para que nós começássemos este trabalho nas unidades. Estamos focando a prevenção, a qualidade de vida e o acesso fácil à informação que os nossos diabéticos e hipertensos poderão ter com esta ação", afirmou Raquel.
Segundo Joelma Barcelos, assistente da coordenação de Atenção Básica, a iniciativa ocorre no CSII todas as últimas sextas-feiras de cada mês, mas cada posto deverá definir um dia para promover ações neste sentido. Joelma também destacou que pacientes hipertensos são incluídos nas atividades.
Ao final, os presentes receberam um kit com fitas, seringas, lancetas e insumos para medir a glicose todos os dias durante um mês. Na oportunidade, eles também foram orientados sobre o benefício de prestação continuada para idosos com mais de 65 anos ou com deficiência, oferecido pelo governo federal. A assistente social da Saúde, Maria José Bento, esclareceu o que é o benefício e quais os critérios para consegui-lo.