O público que estiver no Parque da Cidade hoje durante a quarta edição do Food Truck Solidário poderá conferir uma apresentação especial, trazida à cidade pela unidade de Santo André do Serviço Social do Comércio (Sesc). Às 16 horas, a Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) fará uma apresentação gratuita, no teatro de arena Maestro Gaó.
O programa do espetáculo reúne obras como "Dança Humana nº 5", de Johannes Brahms, "Guerreiras Amazonas", de Alexandre Guerra, "Abertura de Ópera Fosca", de Antonio Carlos Gomes e "Preludio Bachiana nº 4", de Heitor Villa-Lobos. A apresentação terá ainda uma sessão de seis minutos dedicada à obras de Luiz Gonzaga. O programa se encerrará com "Russlan e Ludmila", de Mikhail Glinka, "Piratas do Caribe", de Hans Zimmer e "Aquarela de Sambas", de Cyro Pereira.
Mantida pela Prefeitura de Santo André, a OSSA surgiu em 1987. A primeira orquestra foi montada no ano seguinte, sob a batuta do maestro Flavio Florence. Desde então, foram diversas transformações e ampliações, até se tornar uma das mais respeitadas orquestras sinfônicas do Estado.
Desde março de 2014, a OSSA é dirigida pelo maestro Abel Rocha, que traz sua colaboração para a programação do conjunto. Sendo o único organismo sinfônico de Santo André, a OSSA prima por realizar uma série diversificada de espetáculos e ações musicais.
A atividade artística da orquestra dá suporte a uma programação que inclui espetáculos como óperas, balés, concertos ao ar livre, concertos de música popular brasileira, música de câmara e a participação de solistas internacionais, distribuídos em diversas séries organizadas durante o ano.
Há ainda apresentações realizadas mensalmente no teatro, série de concertos aos domingos em igrejas e espaços públicos, realização de festivais e concertos líricos em conjunto com entidades parceiras, apresentações para alunos da rede pública e também para públicos diferenciados e ainda o FlashMob Sinfônico, que consiste em apresentações-relâmpago em espaços públicos.
A Orquestra desenvolve um programa de oficinas internacionais de regência orquestral, que foi idealizado em 2015 pelo maestro Abel Rocha. A apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André no parque será de aproximadamente uma hora.