A cidade de Mogi das Cruzes recebeu ontem o certificado Cidade Laço Amarelo, concedido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária como um reconhecimento pelo investimento da Prefeitura na busca por um trânsito mais seguro. A certificação aconteceu durante o evento de encerramento das atividades da Semana Nacional do Trânsito, na escola municipal Maria Aparecida de Faria, na Vila Jundiaí.
"A prefeitura realiza um trabalho contínuo buscando a melhoria na segurança viária da cidade, com a diminuição no número de acidentes e mortes. É um trabalho integrado, com ações voltadas à conscientização e também à educação, como o Projeto Escola, que foi realizado nesta região", afirmou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
A escola municipal Maria Aparecida de Faria faz parte do núcleo que recebeu as atividades do Projeto Escola durante a semana. Nesta etapa, também foram atendidas a escola municipal Professora Maria Luíza Menezes da Fonseca e a escola estadual Engenheiro Cláudio Abrahão, totalizando cerca de 1,9 mil alunos.
Os estudantes das três escolas assistiram a palestras ministradas por agentes municipais de trânsito e de atividades na Escola Mirim de Trânsito, que foi deslocada até as unidades de ensino. Além disso, eles também puderam acompanhar a implantação de sinalização nas proximidades das escolas. O objetivo é que as crianças entendam a sinalização e a importância do respeito, além de se sentir parte do processo.
"Temos de começar pela base, que é educar as nossas crianças. Por isso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está de parabéns pelo trabalho realizado. E é importante que a ação não aconteça somente durante a semana, mas o ano inteiro", afirmou Wagner Baeza, que representou o Observatório Nacional de Segurança Viária na cerimônia.
O Observatório Nacional de Segurança Viária é uma instituição social sem fins lucrativos dedicada a desenvolver ações que contribuam para a diminuição dos índices de acidentes no trânsito no Brasil. Entre as cidades já certificadas estão Hortolândia, Indaiatuba, Natal, Paulínia, Sorocaba, Balneário Camburiú, Campina Grande, Coronel Fabriciano, Santa Cruz do Rio Pardo e Xanxerê.
Outra ação realizada pela prefeitura na região foi a implantação de uma lombofaixa na avenida Anchieta. "Foi identificado um ponto que é bastante utilizado pelos alunos e pais para ir ou voltar das escolas e que tinha uma travessia difícil. Com a medida, deveremos proporcionar mais segurança para os pedestres", afirmou José Luiz.