Ao todo, 13.937 eleitores com deficiência das dez cidades do Alto Tietê deverão votar nas eleições deste ano. Essa quantidade representa um aumento de 118% em relação à última eleição municipal em 2016, quando o total de pessoas com deficiência foi de 6.384. O levantamento foi feito pela reportagem com os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Neste ano, mais de um 1,1 milhão de eleitores da região deverão ir às urnas, desse total, quase 2% são pessoas com deficiência. Ainda de acordo com o balanço do TRE, percentualmente a cidade que apresentou o maior aumento de deficientes nessa eleição foi Suzano. O município, em 2016, teve 1.897 eleitores com deficiência e neste ano terá 4.368, o que representa cerca de 3% do eleitorado total. 
Suzano também é a cidade que mais terá eleitores com deficiência, em seguida será Itaquaquecetuba, com 4.350 e depois Mogi das Cruzes, com 2.539. Para a integrante da diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Nilva Campos, esse crescimento se deve à conscientização da população. "Cada vez mais as pessoas estão mais informatizadas, por isso há esse reflexo no crescimento da quantidade de eleitores com deficiência. Essa medida, além de ajudar na melhoria do país, inclui essas pessoas na sociedade", afirmou.
O TER também informou que serão disponibilizadas 12.035 seções eleitorais com acessibilidade. Essas seções possuem infraestrutura adequada às necessidades dos eleitores, como rampas de acesso, largura das portas adequada a cadeirantes, bebedouros e banheiros adaptados. Se a deficiência impedir o eleitor de votar, ele deve justificar a ausência às urnas, mediante requerimento dirigido ao juiz de sua zona eleitoral.
*Texto supervisionado pelo editor.