A EDP destinou cerca de R$ 10 milhões ao combate às fraudes entre os meses de janeiro e agosto, com inspeções das equipes especializadas em campo e projetos de blindagem de medição e de telemedição, que permitem fazer a leitura à distância e disparam alarmes em casos de fraude e defeitos. No período, foram realizadas 28 mil inspeções no Alto Tietê, o que resultou na recuperação de mais de 14 mil megawatts-hora (MWh) irregulares, volume suficiente para abastecer uma cidade com 29 mil habitantes por um mês.
O objetivo dessas ações é prevenir acidentes com as ligações que não atendem aos padrões e normas técnicas, garantindo assim a segurança da população e continuidade do serviço. A fraude de energia é uma prática perigosa, que causa interrupções e instabilidades no sistema.
A prática consciente e preservação dos recursos naturais, por meio de substituição de equipamentos também é incentivada pela EDP. No período, foram trocadas mais de 73 mil lâmpadas de maior consumo por LED, poupando 4.315 megawatts-hora (MWh/ano) de energia, o equivalente ao consumo médio anual de 1.798 famílias. Com os projetos de Eficiência Energética, entre janeiro e agosto foram investidos R$ 3,1 milhões na região.