O sexto Curso de Promotoras Legais Populares de Suzano encerrou anteontem, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, o terceiro mês de atividades. Na oportunidade, as alunas participaram de quatro palestras: "O Ciclo da Violência Doméstica Contra as Mulheres", "Lei Maria da Penha", "Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher" e "Reflexões Sobre a Violência Contra a Mulher na Arte".
Na primeira aula, realizada em 8 de maio, o público feminino assistiu a uma palestra sobre "O Ciclo da Violência Doméstica Contra as Mulheres", ministrada pelo jornalista Paulo Pavione. Já no dia 15 a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Suzano, Patrícia Braga, abordou questões ligadas à "Lei Maria da Penha", contando a história de vida da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que deu nome à lei federal nº 11.340/2006.
No terceiro encontro as promotoras legais debateram com o grupo reflexivo "Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher", em uma roda de conversa, temas como desconstrução do machismo e masculinidade. Na ocasião, todos os presentes puderam fazer questionamentos sobre o machismo; a masculinidade e o feminismo; a violência contra a mulher e os índices de feminicídio; e também o trabalho de ressocialização de homens infratores na Lei Maria da Penha.
Por fim, na noite da última terça-feira, o encontro sobre as "Reflexões Sobre a Violência Contra a Mulher na Arte" teve à frente as historiadoras Elidayana Alexandrino, Renata Cordeiro e Vanessa Oliveira. De forma interativa, a palestra trouxe debates voltados ao machismo na história da arte.