Alguns cristãos ficam confusos quando leem o antigo testamento e veem Deus lançando maldições terríveis sobre o povo. Como isso pode estar em harmonia com o fato da Bíblia dizer que Deus é amor? O presbítero André Sanchez explica essa situação da seguinte forma, lembrando que a leitura superficial sempre leva a muitas confusões.
Ao pegar um único verso como o de Deuteronômio 28:20: "O Senhor mandará sobre ti a maldição, a confusão e a ameaça em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído e repentinamente pereças". Esse verso isolado e pinçado de um trecho maior da Bíblia pode nos levar a tirar conclusões erradas a respeito de Deus. Verificando o texto com maior exatidão observa-se que Deus fez uma aliança com o povo. Nessa aliança o povo deveria obedecer aos mandamentos e as leis de Deus e Deus os abençoaria. É uma aliança que chamamos de aliança de obras. Observe que, primeiramente, Deus estabelece uma série de bênçãos que seriam derramadas mediante a obediência. "O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos" (Deuteronômio 28:12).
Na sequência do texto observa-se as consequências da quebra da aliança. E como em qualquer aliança, ou contrato, temos os bônus (bênçãos), os ônus (obrigações) e as punições (quebra da aliança). Deus deixa claro o que aconteceria se a aliança fosse quebrada. Além de tudo isso, Deus ainda coloca em Sua aliança palavras amorosas incentivando o povo a andar no caminho correto: "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência" (Deuteronômio 30:19). Isso deixa claro a todos que Deus não é um ser maldoso que castiga pessoas inocentes como que por brincadeira.
Sendo assim, o que temos é um Deus justo que aplica exatamente a justiça designada em Sua aliança com o povo, aliança essa aceita pelo povo. Dessa forma, onde estaria a maldade de Deus? Onde estaria a falta de amor dEle?
A Bíblia ainda menciona que Deus escreveu coisas que O revelam, também na natureza, na Sua criação e, por isso, todos que se afastam de Deus e preferem ouvir Seus próprios pensamentos pecaminosos também estão rebelados diante dEle e isso os fará colher muitas maldições em Suas vidas, não sendo Deus injusto por permitir ou executar isso: "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo sê-lhes o coração insensato" (Romanos 1:20-21).