Com quase 400 jovens impactados desde o lançamento no ano passado, o programa Day College, criado pela empresa de tecnologia Mestres da Web, sediada em Mogi das Cruzes, deve ser expandido em 2026. A iniciativa, oferece imersão prática em tecnologia a estudantes de escolas públicas e técnicas do Alto Tietê, Guarulhos e Baixada Santista, com o objetivo de apresentar as profissões do futuro.
Realizado quinzenalmente na sede da empresa, o programa recebe turmas de até 50 estudantes. Segundo a organização, a iniciativa proporciona uma experiência prática no universo da inovação, conectando-os às demandas e oportunidades. Uma pesquisa interna indicou que mais de 70% dos participantes do programa mudaram a visão sobre o setor.
O CEO da Mestres da Web, Fernando Cesar, conta que o mercado da tecnologia é marcado por mudanças e exige rápida adaptação – em especial com o surgimento de novas ferramentas, como a inteligência artificial. Para as próximas edições do programa, as turmas devem ser ampliadas e serão trabalhados temas como inteligência artificial e design digital, com versões híbridas – presencial e online.
O programa inclui visita guiada por setores como desenvolvimento, design, marketing digital, suporte técnico e gestão de produto, além de oficinas práticas de lógica de programação e desenvolvimento web. Os alunos também participam de palestras sobre carreiras digitais, habilidades do futuro e mercado de TI. Ex-alunos, que hoje estagiam ou trabalham na própria empresa, também participam contando suas trajetórias. Hoje cinco estagiários vieram dessas visitas.
A proposta surgiu da vivência acadêmica de Fábio Codo, CTO da Mestres da Web, com visão comunitária. ”No Day College, os alunos se sentem acolhidos por verem profissionais jovens com trajetórias parecidas. Eles assistem a palestras minhas e de gente com idade próxima, que se destacou aqui. Isso serve como inspiração”, destacou. O contato continua após a visita, por meio do networking criado.
Codo destaca ainda o papel das instituições públicas no sucesso da iniciativa: “Geralmente os professores que acompanham os alunos compartilham nas redes sociais e despertam o interesse de outros profissionais. No Alto Tietê, fomos a primeira empresa da área de tecnologia a abrir as portas para visitas regulares desse tipo.”
Desafios regionais
Mogi e região, segundo o CEO, enfrentam desafios para se consolidarem como um hub do setor, e o Day College foi desenvolvido para ampliar oportunidades e conexões. Para o profissional, o fortalecimento das cidades na área, em expansão global, pode contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico, alertando a empreendedores de diferentes portes para importância do investimento em tecnologia e inovação.
Com este foco a Diretoria da Mestres da Web, também busca agendar uma reunião na Câmara de Mogi para debater propostas para incentivar a formação de startups na cidade. Segundo Fernando Cesar, esse cenário impacta diretamente a retenção de talentos, porém, apesar dos desafios, muitos profissionais permanecem. Na própria Mestre da Web, 90% da equipe é composta por profissionais da região.
Próxima edição
Segundo Couto, a próxima edição do programa vai acontecer no dia 10 de setembro com a Escola Estadual Maria de Lourdes Vieira, na cidade de Guarulhos. Escolas e professores interessados em receber o programa, podem entrar em contato pelo site https://www.mestresdaweb.com.br/
Mestres da Web
Criada em 2007, em Mogi, a Mestres da Web Ltda começou como consultoria em TI, e expandiu sua atuação para agência de marketing digital a partir de 2014. Em 2016, passou a focar exclusivamente no desenvolvimento de software e automação de processos. Nos últimos dois anos, vem incorporando soluções com inteligência artificial ao portfólio.
Atualmente com cerca de 74 funcionários, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos para diferentes setores, como logística, saúde e educação. Em 2021, a Mestres da Web foi reconhecida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) como uma das 100 melhores pequenas empresas para trabalhar no país.