A partir de agora é possível visualizar quase que em tempo real as imagens das câmeras de monitoramento operadas pela Secretaria de Segurança de Mogi das Cruzes. A ferramenta está disponível no site da administração municipal e pode ser acessada inclusive por meio de tablets e celulares. A novidade, que foi anunciada na manhã de ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) (leia mais na página 3), é uma das ferramentas tecnológicas que foram acrescentadas à carta de serviços da Prefeitura.
Neste primeiro momento, 23 câmeras que possuem tecnologia compatível com o sistema estão disponíveis para visualização. As imagens serão atualizadas a cada cinco segundos.
Uma das grandes vantagens proporcionadas pelo acesso a estas imagens é a possibilidade de verificar a situação do trânsito em determinada via, a exemplo do que já acontece com as câmeras disponíveis no site do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A intenção da administração municipal, segundo o chefe do Executivo, é ampliar o serviço de forma gradativa, incluindo prédios públicos. "O nosso objetivo é colocar no site as imagens de todas as câmeras possíveis. Infelizmente, por questão de tecnologia, algumas oferecem essa possibilidade e outras não", explicou.
A ferramenta encontra-se disponível no site da Prefeitura. Para utilizá-la basta acessar www.mogidascruzes.sp.gov.br e selecionar a opção localizada na carta de serviços da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Ciemp
Os equipamentos em questão são os mesmos da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). O sistema, operado 24 horas pela Guarda Municipal, conta com 78 câmeras móveis e 96 fixas, totalizando 284 equipamentos em toda a cidade. Esta é uma ferramenta importante para melhorar a segurança do cidadão, bem como o monitoramento do trânsito e da Defesa Civil.
Segundo Melo, já há previsão de ampliação do serviço para o ano que vem. "Nós temos estudos para que no próximo ano possamos ampliar em 15 câmeras de monitoramento. Este sistema também conta com uma linha direta com a Polícia Militar (PM)", concluiu.