O programa Agiliza SUS segue a todo vapor em Itaquaquecetuba. Promovido pela Secretaria de Saúde, o programa busca acelerar o acesso da população a consultas, exames e atendimentos diversos. Neste mês, o circuito contempla as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Fortuna, Maragogipe e Mônica e só no último sábado (3) foram realizados 1.563 procedimentos.

Na ação, foram feitos atendimentos médicos (488), odontológicos (462), de farmácia (193), enfermagem (175), além da aplicação de 176 vacinas e 64 coletas de papanicolau. Também foram feitos 39 encaminhamentos para especialistas, 323 agendamentos para exames de imagem, 290 para exames de sangue e 40 para papanicolau.

Criado em fevereiro deste ano, o Agiliza SUS mostrou a que veio e cumpriu seu propósito de otimizar os fluxos, reduzir filas e garantir mais agilidade nos procedimentos médicos oferecidos pela rede municipal. Na primeira fase, ultrapassou a meta de 35 mil e chegou a 36.942 atendimentos. Já na segunda, só em julho, a meta era 2.200 e foram realizados 4.927 nas UBSs Caiuby, Odete e Morro Branco. 

"O que estamos fazendo com o Agiliza SUS é enfrentar de forma direta a demanda acumulada. Não se trata só de agilizar, e sim de cuidar das pessoas com planejamento e presença efetiva das equipes aos sábados, quando muitos moradores têm mais facilidade para buscar atendimento", destacou o secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha.

O cronograma segue em todos os sábados de agosto. No próximo (9), serão ofertados exames laboratoriais, vacinação, avaliação odontológica, farmácia e papanicolau com agendamento.

Já no dia 23, as unidades terão ações de promoção à saúde e início de tratamento odontológico. O encerramento do ciclo será no dia 30, com consultas de retorno, entrega de exames e presença da equipe de regulação para novos encaminhamentos.

"A saúde em Itaquá tem dado saltos importantes. O Agiliza SUS mostra que é possível ampliar o acesso e a qualidade do atendimento mesmo diante de desafios, desde que tenha gestão e responsabilidade", completou o prefeito Eduardo Boigues.