A quantidade de mulheres que irá representar as Câmaras do Alto Tietê, a partir de 2017, será reduzida em 42%. Ao todo, 11 cadeiras, das 160 vagas no Legislativo da região, serão ocupadas pelo sexo feminino. Nos municípios de Biritiba Mirim, Guararema e Poá, nenhuma candidata a vereadora foi eleita. Para prefeito, apenas Fabia Porto (PRB), de Santa Isabel, estará no comando do Poder Executivo.
Em Ferraz de Vasconcelos, reduziu o número de representantes do sexo feminino. Das 17 vagas, apenas a reeleita Ana Acilda Alves da Silva, a Ana do PV (PV) obteve a quantidade de votos necessários. Além dela, atualmente, a vereadora Maria Simplício Nascimento (PT) também ocupa a Câmara.
Na cidade de Poá, que atualmente conta com duas vereadoras, sendo Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) e Laudijane Ferreira Lima Cavalcante (PTB), não contará com representantes do sexo feminino no próximo ano é que todas as 17 vagas, foram ocupadas por homens.
Em Guararema também não foram eleitas nenhuma mulher no último domingo. O município que conta com três vereadoras nesta gestão - são elas, Jessiane Iara da Silva (Pros), Sirlene Messias de Moraes (PSDB) e Vanessa Martins dos Santos (PV) - , perderá suas representantes.
Santa Isabel, por sua vez, terá uma representante no Executivo e outra no Legislativo. Maria Ângela Sanches (PSD), foi a quinta vereadora mais votada no município, com 545 votos, e conseguiu uma das 15 vagas. Vale lembrar, que atualmente, a única representante do sexo feminino é a vereadora Teresinha Lopes Pereira Penteado Pedroso (PV). Além disso, a novidade é que a cidade será a única da região a ter uma mulher no cargo de prefeito, na ocasião, Fabia Porto (PRB) irá assumir o comando da cidade.
Em Biritiba Mirim também não haverá mais mulheres na Câmara. Vale lembrar, que a Casa de Lei, nos dias de hoje, possui apenas a vereadora Adriana Rufo Freitas (PSDB).
Salesópolis reduziu a quantidade de mulheres. Das 11 vagas, atualmente ocupadas por duas vereadoras, Deise Aparecida Corrêa Duque (PSD) e Sandra Regina de Assis (PMDB), passa-se a ter uma. Débora Aparecida Rodrigues (PSD), foi a quarta mais votada, com 350 votos.
Em Suzano, das três vereadoras que atualmente representam o Legislativo, são elas, Abigail Maria do Carmo (PR), Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul e Quitéria David da Silva Araujo (PT), apenas Neusa conseguiu ser reeleita. Outra candidata que também passará a ocupar umas das 19 cadeiras é a Gerice Lione (PR).
Mogi das Cruzes, também teve redução. Das 23 cadeiras, apenas Fernanda Moreno (PV) foi eleita. Portanto, as vereadoras Vera Lucia Nogueira Rainho Prado (PR), Odete Rodrigues Alves Sousa (PR), Ana Karina Rodrigues Pirillo (PSD), são irão mais representar a Câmara.
Em contrapartida, em Arujá, a próxima gestão passará a contar com duas vereadoras. Das 15 vagas na Câmara do município, Ana Cristina Poli (PR) e Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Professora Cris do Barreto, foram eleitas e vão representar o Legislativo na próxima gestão. Atualmente, não existem vereadores do sexo feminino no município.
Itaquaquecetuba terá três mulheres, duas foram reeleitas, sendo a Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital e Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca, a Cidinha Assistente Social (PR). Além delas, Aparecida Barbosa da Silva Neves (PTB), a Cida da Fisioterapia, vai compor a mesa.
 * Texto sob supervisão do editor.