A caminho de Mogi das Cruzes, próximo à rodovia Mogi-Dutra (SP-88), existe um Parque Ecológico na avenida Waldomiro Luis Coutinho, no bairro do São Bento, em Arujá. Em outro ponto da cidade, na rua Fenacita, no Jardim Fazenda Rincão, nos arredores da área central, há outro Parque Ecológico denominado 'Esther Ramos Cantisani'. Ambos estão abandonados há mais de dez anos.
Conhecida como 'Cidade Natureza', a Prefeitura de Arujá não dotou as duas áreas com infraestrutura para receber o público até hoje, apesar delas terem constado nas promessas de campanha do atual prefeito Abel Larini (PR) durante a campanha de 2012.
No plano de governo de Abel, o Parque Ecológico do São Bento teria a instalação de sanitários públicos, área para refeições e estacionamento, entre outros espaços, com o objetivo de ser mais uma opção de lazer e conhecimentos ao público local, além de estudantes das redes públicas e particular. Já o parque da Fazenda Rincão teria o mesmo propósito, com a diferença de que lá seriam construídos pátios cobertos e descobertos para atividades diversas, além de abrigar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Na proposta de número 1736738, publicada no Portal dos Convênios (api.convenios.gov.br/), consta que o parque Jardim Fazenda Rincão possui 72 mil metros quadrados, sendo que necessita de investimentos, já que passou muito tempo por vários problemas envolvendo a erosão das encostas e assoreamento do córrego presente, incluindo a destruição da área de lazer. A proposta afirma, ainda, que o maior público do parque era de crianças e adolescentes que o utilizavam para recreação.
O Parque Ecológico Esther Ramos Cantisani, por sua vez, conta com 51 mil metros quadrados de mata preservada, sendo uma Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN), que não pode ser destruída em função da desapropriação do terreno e da criação do parque.
Tudo o que resta nos dois parques é só mato e lixo acumulado. "Aqui na Fazenda Rincão virou depósito de entulho e local para usuários de drogas", disse uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar. "De fato, está totalmente abandonado esse parque. É um perigo para a população; o que é uma pena, já que, além do risco, nossas crianças continuam sem opções de lazer", lamentou.