O cabo Ezequiel Nilton Martins Caetano, conhecido como cabo Martins, foi ovacionado pelo público presente na última segunda-feira (25), durante sessão solene de entrega do Diploma de Atirador Destaque do Ano do Tiro de Guerra (TG) de Suzano, realizada na Câmara. A sessão foi presidida pelo chefe do Legislativo, Artur Takayama (PL), e contou com as presenças dos vereadores Adilson de Lima Franco (União), o Adilson Horse, e Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro.

O parlamentar Adilson Horse falou em nome dos vereadores na sessão.  “Nunca ouvi cantarem o Hino Nacional tão forte aqui na Câmara, me comoveu”, disse ele, que lembrou que a entrega do diploma foi feita no Dia do Soldado (comemorado ontem). “Este diploma é em reconhecimento à sua honra, reafirmando o respeito e a profunda admiração que temos ao Tiro de Guerra” afirmou.

Já Márcia Lemes Wagner, secretária e cerimonialista do Tiro de Guerra, disse que o cabo Martins foi, no ano de 2024, “um menino excelente”. “Chegou acanhado, quieto, e no decorrer do ano foi se mostrando. Está se tornando enfermeiro e será um grande orgulho para os pais. O TG tem o prazer de parabenizar e desejar sorte em sua vida”, completou.

O 1º sargento Vinicius Emiliano dos Santos, chefe da Instrução do Tiro de Guerra, disse que a escolha de cabo Martins como Destaque de 2024 pelos seus pares não foi fruto do acaso. “Foi resultado de sua dedicação incansável, disciplina exemplar, discrição marcante, camaradagem sincera e respeito às tradições da caserna”, elencou. “Este mérito não é construído sozinho. O caráter e a postura do cabo Martins foram moldados com a participação fundamental de seus pais, familiares, amigos e de toda a comunidade suzanense, que apoiaram e incentivaram a sua trajetória”, revelou.

O secretário de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, representou o prefeito Pedro Ishi (PL) no evento. “Cabo Martins é orgulho de nossa cidade, começa com o pé direito a trajetória de um grande homem. Siga por este caminho”, destacou.

Também compôs a mesa de autoridades o 1º sargento Fernando Caetano Cardozo, instrutor do Tiro de Guerra.

Homenageado

O homenageado ressaltou a importância de sua família em sua trajetória no Tiro de Guerra. “Sou muito abençoado pela família que tenho. Se me tornei a pessoa que sou hoje, é graças a eles”, afirmou.

Cabo Martins também revelou que o ano de 2024 foi o melhor de sua vida. “Foi um ano de muito aprendizado, companheirismo, amadurecimento. O Tiro de Guerra nos capacita para a sociedade, traz ensinamentos únicos, que só temos dentro do Exército”, afirmou. Ele ainda revelou que continua frequentando o TG como voluntário.

Nas considerações finais, o presidente da Câmara disse que “Suzano aplaude a dedicação, a disciplina e o espírito de cidadania do jovem cabo Martins”, assegurou. “O que você representa inspira a sua turma do Tiro de Guerra, inspira a nossa juventude e inspira Suzano.”