Com objetivo de enxugar os gastos dos cofres públicos, a gestão do prefeito em exercício de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto (PMDB), fez uma reorganização na estrutura administrativa, com a extinção de algumas secretarias, além de, por determinação judicial, realizar 119 exonerações de cargos comissionados. Segundo informações da administração municipal, a reestruturação foi realizada levando em conta a "evolução da gestão pública nos últimos 11 anos, entre 2005 e 2016". A reorganização foi publicada na edição da última quinta-feira.
A prefeitura ainda fez adequações de funções de cargos comissionados. Segundo a administração ferrazense, entre os cargos extintos estão as de secretários-adjunto, chefe de gabinete e de direção, coordenador técnico, consultor técnico e diretor de escola. Também foi ressaltado que todos estes cargos estavam sob regime de contratação em comissão, e que a nova medida trouxe redução de gasto com pessoal para Ferraz de Vasconcelos.
De acordo com a publicação oficial, a administração pública ferrazense atualmente é composta por 17 secretarias, sendo elas de Governo, Administração, Fazenda, Assuntos Jurídicos, Promoção e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Transportes e Mobilidade Urbana, Cultura e Turismo, Indústria e Comércio, Agricultura e Abastecimento, Verde e Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Obras, Planejamento, Habitação, Comunicação Social, e Esporte e Lazer.
O edital publicado esta semana ainda especifica as funções de cada pasta, destacando as obrigações de todas as secretarias, que incluem garantir ao Executivo o apoio necessário ao desempenho de suas funções e, especialmente, as condições necessárias para a tomada de decisões, coordenação e controle da administração municipal. Também é de competência das pastas participar da elaboração do Orçamento e acompanhar sua aplicação.