Atualmente, pelo menos 80 pessoas do Alto Tietê estão inscritas em algum programa municipal, em busca de auxílio, para deixar de fumar. O maior número de atendimentos vem sendo realizado em Ferraz de Vasconcelos. Hoje, 45 cidadãos estão sendo atendidos em sessões estruturadas pelo Programa de Controle ao Tabaco. Destes, dez contam com medicação e 18 fazem a manutenção. 
O auxílio é oferecido para pessoas de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos, desde que a procura seja espontânea ou haja encaminhamento por meio da rede de saúde. O interessado em participar deve realizar a inscrição para o programa, sendo, posteriormente, convocado para o grupo de acolhimento/motivação para o tratamento. 
Somente na sequência será incluso nas sessões estruturadas, em um grupo de 10 a 20 pessoas, uma vez por semana, por quatro semanas consecutivas, de 1 hora e meia a 2 horas de atendimento. Após esta etapa, os atendimentos seguirão quinzenais e mensais, por um período de 12 meses, tendo alta por abstinência total.
Em 2015, 175 pacientes foram auxiliados na primeira sessão. Ao todo 104 pessoas largaram o vício, após concluírem o tratamento. 
Já em Mogi das Cruzes, aproximadamente 35 mogianos iniciam o tratamento por mês. E somente no ano passado, 357 pessoas participaram do programa, sendo que 39,90% concluíram. 
O auxílio oferecido pela Prefeitura foi criado em 2007, por meio do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo
A iniciativa oferece adesivos transdérmicos de nicotina em diferentes versões e, dependendo do caso, os pacientes recebem também medicamento complementar para combater a abstinência. 
Para participar, é necessário se inscrever diretamente em uma das 14 unidades de referência. 
Em Poá, a ação antitabagismo passa por processo de reestruturação, uma vez que a pasta está em busca de um profissional médico, para adentrar na equipe multidisciplinar. 
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por sua vez, informa que iniciou, recentemente, o programa com dois grupos semanais. "Um deles é voltado para os servidores públicos e outro para os pacientes do Ambulatório de Saúde Mental", disse a nota.