O mutirão "Todos juntos contra o Aedes aegypti", feito pela Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, continua ações de vistoria aos sábados até o dia 30 de abril. A ação, que mobiliza 60 agentes comunitários de saúde e de vetor pelos bairros de Ferraz, encontrou 1.358 possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
A operação visitou grande parte dos bairros do município, com exceção das áreas rurais. "Criamos o cronograma do mutirão com base nas notificações de casos suspeitos que chegam durante a semana", explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Hamilton Lisboa.
Hoje, as equipes passarão pelos bairros Vila São Paulo, Jardim Anchieta, Vila Bianchi, Jardim Melilo e Jardim Saúde acompanhados pela equipe da Superintendência de Controle de Endemia (Sucen) da Secretaria de Saúde do Estado.
Para a equipe que realiza a ação, o combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido mais fácil pela ajuda e compreensão que a população tem mostrado durante as vistorias. "Os agentes relataram que os moradores têm recebido os profissionais de forma mais receptiva, mostrando também maior preocupação em combater o mosquito, ajudando a cuidar do bairro em relação a possíveis criadouros", enfatiza Hamilton.
Até o momento, a Vigilância Epidemiológica de Ferraz registrou 46 casos confirmados de dengue, sendo 35 de pessoas que moram no próprio município e 11 que vieram de outras cidades. Além disso, foram quatro casos confirmados de chikungunya e nenhum de zika vírus.