Mogi das Cruzes recebeu o primeiro lote de vacinas contra a Gripe A, causadora do H1N1. O primeiro grupo que será imunizado é formado por profissionais da Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 6,5 mil funcionários receberão a dose. A vacinação deste público começou a ser feita ontem e seguirá até a sexta-feira.
A expectativa é que o outro grupo de risco, que inclui gestantes, parturientes (que deram à luz recentemente), idosos e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, receba as doses a partir da próxima segunda-feira. Ao longo da campanha, 75 mil mogianos devem ser imunizados. 
A Secretaria Municipal de Saúde informou que "a imunização é feita por cada unidade com as doses disponibilizadas pela pasta".
As vacinas serão aplicadas de acordo com o cronograma estipulado e o número de doses encaminhadas para o município. Até agora, a cidade recebeu vacinas suficientes para imunizar o primeiro grupo e aguarda novos repasses.
A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que "nos últimos anos, o repasse é feito de acordo com as contagens de população de cada município. Em Mogi das Cruzes, os grupos prioritários somam 75 mil pessoas".
Este ano, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada em função do surgimento de casos da doença em várias áreas do estado de São Paulo. 
As pessoas que possuem doenças crônicas, indígenas e funcionários do sistema prisional começarão a receber as doses conforme o calendário de imunização do Ministério da Saúde, que tem início previsto no dia 30 de abril ("Dia D" da campanha).
A vacina que começou a ser distribuída em São Paulo vai proteger a população contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane).