A Secretaria de Agricultura, Verde e Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos instalará, durante esta semana, 27 lixeiras no centro da cidade. Na noite de anteontem foram colocadas nove do total, ontem foram mais oito e hoje serão dez. O próximo passo é que a ação possa ser levada para os bairros.
O trabalho será feito nas avenidas XV de Novembro e Brasil e a iniciativa é uma parceria com a empresa "Ver Embalagens", que forneceu o material e a mão de obra. A pasta solicitou 200 unidades e, à medida que forem chegando, serão postas em outras localidades da região central até junho. A ação é um dos objetos do plano de ação da secretaria referente à Educação Ambiental e à ampliação da coleta regular e seletiva.
De acordo com a pasta, até o final do ano serão instaladas, em média, mil lixeiras nos bairros adjacentes do município, com mais urgência na Vila Margarida, Vila Santo Antônio e Vila São Paulo - áreas mais populosas de Ferraz.
De acordo com o engenheiro ambiental da pasta, Rodrigo Gomes de Souza, não adianta fazer a limpeza de galerias e córregos da cidade, se não há lixeiras para diminuir a sujeira nas vias, por exemplo. "A Secretaria de Serviços Urbanos tem feito o trabalho de limpeza das galerias e bueiros, desobstrução das bocas de lobo e sistemas de drenagem e estamos oferecendo umas das ferramentas para solução do problema de acúmulo de lixo na rua, as lixeiras", explica.
Segundo a secretária de Agricultura, Verde e Meio Ambiente, Vanessa de Paula Campos, as colocações das lixeiras estão sendo feitas para substituir pelo menos 80% das existentes no centro, pois estas foram danificadas. "Pedimos a colaboração dos munícipes para que nos ajudem na manutenção também. Estamos fazendo isso para minimizar o impacto causado pelas enchentes na nossa cidade", afirma Vanessa.
O prefeito em exercício de Ferraz, José Izidro Neto (PMDB), fala sobre a ação e explica como é o procedimento. "A empresa instala e a secretaria acompanha e indica aonde as lixeiras serão instaladas. O trabalho está sendo feito à noite para não atrapalhar a mobilidade dos ferrazenses. Uma ação que contamos também com a população para trabalhar em conjunto", conclui.