A próxima reunião para discutir os passos do BRT Metropolitano Alto Tietê deverá ocorrer em Ferraz de Vasconcelos. O acerto foi feito entre os prefeitos de Ferraz, José Izidro Neto (PMDB); Marcos Borges (PPS), de Poá; e Abel Larini (PR), de Arujá, durante reunião realizada na Câmara de Arujá, na manhã de ontem, com a presença do presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes.
O projeto prevê um corredor de ônibus passando pelas cidades de Arujá, Poá, Itaquá e Ferraz. O projeto básico será concluído neste ano e o projeto executivo em 2017. O empreendimento envolve recursos da ordem de R$ 646,5 milhões (R$ 404 milhões em obras e R$ 239,25 milhões em desapropriações). Cerca de 80 mil passageiros por dia devem ser beneficiados.
"Vamos fazer com que a cidade de Ferraz também entre na rota de discussões deste importante projeto que vai mudar a região", afirmou o prefeito Izidro. O próximo encontro técnico ainda não tem data para ocorrer.
Durante a apresentação feita aos vereadores, prefeitos e técnicos da área foram apresentadas imagens do corredor metropolitano, dos impactos causados, o trajeto e um estudo do que falta nas áreas em que ele irá passar.Rovena Negreiros, da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), chamou a atenção para o fato de as prefeituras viabilizarem o corredor metropolitano buscando atrativos de serviços urbanos e sociais ao longo da linha do BRT. "Quanto mais disperso fica mais caro para as prefeituras levarem transporte para aquela população", disse. Ela mostrou dados estatísticos que revelam que 81% dos deslocamentos ocorrem de forma interna na região e que as taxas de empregos estão mais concentradas entre Guarulhos e Mogi.
No trecho 1 de implantação do BRT, que abrange Ferraz, Poá e Itaquá, serão nove quilômetros de implantação em áreas remanescentes e carentes.
O projeto prevê a construção de terminais em Arujá e Ferraz, a readequação do Terminal Cidade Kemel, em Poá; a construção das estações de transferência Estrada do Corredor e Monte Belo e 26 estações de embarque e desembarque. Está previsto no projeto ainda a construção de um viaduto em Arujá e outro em Ferraz de Vasconcelos.
Segundo a EMTU, o BRT Alto Tietê estará conectado às linhas 11- Coral e 12 - Safira da CPTM, além do futuro Corredor Metropolitano Leste (entre Mogi e São Paulo).