O que despertou o interesse de Aretha Chaia Marques da Silva pela vida política foi o amor, o cuidado e o respeito com as pessoas que mais precisam, ensinados e demonstrados por seu avô Lourenço Marques, que foi o primeiro prefeito de Poá, e seu pai Roberto Marques, que também foi chefe do Executivo da cidade onde ela foi criada.
Formada em Direito e pós-graduada em Direito Civil e Trabalhista – habilitada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) –, Aretha é atualmente titular da pasta da Secretaria Municipal da Mulher de Poá. No entanto, já exerceu vários cargos públicos, como chefe de Recursos Humanos na Câmara Municipal de Poá e assessora parlamentar na Câmara Federal, em Brasília.
Hoje, ela também é membro da Comissão da Mulher Advogada na Subseção da OAB de Poá e presidente da Comissão da Mulher no Instituto dos Advogados Previdenciários (Iape).
Para ela, o principal desafio é o de se inserir no processo atual de crescimento no País, de políticas públicas de proteção e de valorização da mulher, principalmente aquelas vitimizadas pela violência que assola a sociedade brasileira. “Por isso, os meus anseios são de adquirir cada dia que passa mais conhecimentos, estudos de aprimoramento, para as minhas carreiras pública e profissional, e de exercitar os meus misteres com proficiência, lealdade e competência”, destaca.
Além disso, ela quer continuar trabalhando, evoluir, se aperfeiçoar como pessoa e profissional e tirar extremo proveito das coisas positivas que a vida a tem contemplado. “Os sonhos são imprescindíveis para que alcancemos nossos maiores objetivos”, frisa.