A secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Faga Iglecias Lemos, disse que o serviço de equoterapia da Associação de Pais e Amigos (Apae) de Mogi das Cruzes voltará a funcionar em, no máximo, dez dias.
A informação foi dada ao deputado Luiz Carlos Gondim (SD) e ao presidente da instituição João Montes, em audiência realizada na tarde de ontem, na sede da pasta.
"Estive pela manhã no Palácio dos Bandeirantes com o governador Geraldo Alckmin, que me pediu para resolver com urgência a situação da Apae, atendendo a um pedido do deputado Gondim, feito por ele em sua última visita ao município, para a abertura da 'Rota da Luz' no último domingo", disse a secretária.
Ela disse também que já solicitou informações ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), pois será preciso que o órgão agilize a documentação necessária para, assim, dar continuidade ao processo na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e resolver a pendência.
O presidente da Apae, João Montes, e a diretora pedagógica, Ana Paula Nogarato, explicaram que o serviço foi fechado desde outubro de 2015.
"Essa multa não foi justa, pois nós sempre fomos comprometidos com o meio ambiente", frisou ela. 
O deputado Gondim questionou se tinha a possibilidade de uma autorização provisória para que o serviço voltasse a ser realizado na próxima segunda-feira, mas o diretor da Cetesb, Aruntho Savastano Neto, presente na reunião, disse que não era possível, pois toda a área está embargada.
"Mas vamos dar celeridade ao processo e resolver em dez dias", assegurou.