O presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Urbanismo, Juliano Abe (PSD), mostrou-se favorável à elaboração de um convênio ambiental entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o instituto de conservação "The Nature Conservancy do Brasil TNC" para garantir a segurança hídrica.
O parlamentar achou a ideia positiva depois de ouvir representantes da entidade em reunião na manhã de ontem, na Câmara.
Para que a iniciativa seja consolidada, o Legislativo terá de aprovar o projeto de lei nº 08/2016, de autoria do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), previsto para ser votado hoje.
A parceria prevê uma série de ações da entidade na zona rural, tendo como principal objetivo encontrar soluções práticas para garantir a segurança hídrica.
Participaram do encontro de hoje, além da vereadora Odete Sousa (PR), o secretário municipal de Agricultura, Renato Augusto Abdo, Bruno Matta, especialista em segurança hídrica do instituto TNC e João Paulo Rodrigues Alves Pereira, chefe de Desenvolvimento Mercadológico da Prefeitura.
Juliano Abe (PSD) falou sobre as vantagens do acordo, que deve proporcionar melhorias também nas áreas urbanas. "Os proprietários rurais terão auxílio técnico na elaboração do CAR, que é um requisito legal trazido pelo novo Código Florestal e todo proprietário rural é obrigado a fazer. Haverá ainda benefícios coletivos e difusos, que não conseguimos quantificar exatamente. O projeto trabalhará a redução da sedimentação do Rio Tietê, para que no futuro não sejam necessárias grandes intervenções de desassoreamento. Haverá ações para recomposição da mata ciliar. Com o Tietê menos sedimentado, haverá mais espaço para a vazão".
Bruno Matta, da TNC, explicou que o objetivo principal do instituto é a segurança hídrica.