O pedido para abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) contra o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) apresentado pelo diretório municipal do PTB foi negado ontem. O motivo alegado para não aceitá-lo é que essa iniciativa é prerrogativa dos vereadores e precisa da assinatura de um terço dos membros do Legislativo.
O presidente da Câmara, Denis Claudio da Silva (DEM), leu na sessão de ontem o documento e em seguida o parecer do departamento jurídico, que opinou pelo indeferimento da solicitação. Denis, então, acatou o posicionamento e determinou o arquivamento.
O diretório do PTB de Suzano havia protocolado na manhã de anteontem o pedido de abertura de CEI. Segundo a legenda, vários problemas registrados no sistema municipal de saúde precisariam ser investigados, entre eles contratação de médico falso, mortes por possível negligência, fechamento da Unidade II da Santa Casa, entre outros.
O CEI, se fosse aprovada pelo Legislativo, poderia originar a formação Comissão Processante (CP), que teria o poder de pedir a cassação do mandato do prefeito caso fossem comprovadas irregularidades. "Nós do PTB e também da ONG Lupa Suzano estamos acompanhando os problemas na saúde e já acionamos o Ministério Público e o Tribunal de Contas", justificou o presidente do PTB de Suzano, o ex-vereador Israel Lacerda.